É um tipo de material criado a partir da combinação de fios de fibra de vidro com plástico do tipo poliéster em forma líquida, que a após sua solidificação, torna-se um material altamente resistente.
A fibra de vidro é um vidro de borossílicato, contendo menos de 2% de Na2O (Óxido de Sódio) e K2O (Óxido de Potássio). O Óxido de Boro, fornece o alongamento dos vidros, possibilitando a formação de fibras, ou fios com diâmetros de 5 a 20 microns. Encontra-se no mercado em forma de Micro mantas – Mantas -Tecidos – Filamentos.
A Fibra de vidro é um tipo de material altamente resistente a tração, flexão e impacto. Além disso, é um tipo de material leve, que não conduz eletricidade e possuí matérias-primas de baixo custo. Com força e peso melhores que muitos tipos de metal, e com alta flexibilidade, é possível moldar facilmente formas e peças complexas, sem emendas, grandes ou pequenas.
Os benefícios da fibra de vidro em ambiente industrial são muitos, pois é um tipo de material que não enferruja, possuí ótima resistência a ambientes altamente agressivos, resistência a materiais químicos e permite armazenagem de variados tipos de produtos.