Composição do PRFV

O PRFV (Plástico Reforçado em Fibra de Vidro) possui excelentes propriedades mecânicas, permitindo que os equipamentos construídos com fiberglass, apresentem boa resistência ao impacto, a tração, flexão, módulo de elasticidade, etc.

COMPOSIÇÃO

Ilustração - Composição PRFV (Plástico Reforçado em Fibra de Vidro)

POLIESTER

Polímero derivado de seus anidridos e poliálcoois. Podendo ser saturado ou insaturado, daí recorrendo sua natureza termoplástica ou termorrigida.

O poliester é formado por polímeros de componentes variáveis, cujo a cadeia é aberta (resina insaturada). Sua polimerização fornece um vidro orgânico incolor. A sua molécula fica então extremamente estável e reticulada.

FIBERGLASS: (Fibra de Vidro)

É um vidro de borossílicato, contendo menos de 2% de Na2O (Óxido de Sódio) e K2O (Óxido de Potássio). O Óxido de Boro, fornece o alongamento dos vidros, possibilitando a formação de fibras, ou fios com diâmetros de 5 a 20 microns. Encontra no mercado em forma de Micro mantas – Mantas -Tecidos – Filamentos.

Podemos portanto definir o produto como um Concreto Armado das matérias plásticas, também comumente chamado de PLÁSTICO REFORÇADO COM FIBRA DE VIDRO (PRFV).

A Resina tem a função de Argamassa e o Vidro a função do Ferro.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

  • Não altera;
  • Altíssima resistência aos agente químicos;
  • Irreversível.

VANTAGENS PRINCIPAIS

  1. Características mecânicas excepcionais, Fácil e completamente adaptável a inúmeras finalidades.
  2. Resistências específicas superiores a quase todos os metais e aos demais materiais de construção (altíssima resistência mecânica).
  3. Grande flexibilidade de desenho de construção, que permite qualquer forma, por mais complexa que ela seja.
  4. Altíssima resistência às ações dos produtos químicos e das intempéries, não é atacado por agentes atmosféricos e por micro organismos.
  5. Excelentes propriedades elétricas, valorizadas por uma boa estabilidade dimensional, baixa absorção de água e uma elevada resistência as altas e baixas temperaturas.
  6. Possibilita a obtenção de produtos translúcidos ou em cor, praticamente não necessita de manutenção. Eventuais reparos são facílimos e de custo muito reduzido.
  7. Peso reduzidíssimo comparado com os metais convencionais. Grande vantagem nos Tanques de grande porte.
  8. Permite armazenagem de produtos diferentes – higiene e fácil Esterilização com vapor, com soluções Alcalinas ou Ácidas.
Aço ComumAço InoxAlumínioPRFV
Peso especifico7,877,922,711,40
Coeficiente de Dilatação Linear (cm/cm °C X 10 -6)11,716,623,717,0
Resistência à Flexão Kg/cm²1.9502.4501.4002.000
Resistência à Compressão Kg/cm²1.9502.100-------1.800
Condutibilidade Térmica Kcal/mq h °C3712,41780,20
Alongamento %3855351